Feliz Ano Novo!!!!




Há todos os leitores do Blog um Feliz Ano Novo, que este ano seja superado pelo velho em felicidades, amor, esperança, fé, paz e que o ano seguinte seja em dobro, tenha um feliz e prospero ano novo.

Companhias aéreas buscam aval para cobrar passagens de crianças com menos de 2 anos


As companhias aéreas pretendem cobrar passagens de crianças com menos de dois anos. Essa é uma das 67 propostas discutidas entre as empresas e já analisadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que deu sinal verde para que a ideia seja discutida nas audiências que serão feitas para uma revisão geral das regras do setor.
A sugestão está no relatório dos técnicos do Grupo de (Gnop) que já avisou que pretende incluir na proposta final essa regra por causa da “liberdade tarifária”. Atualmente, as aéreas não cobram para transportarem bebês.
Os técnicos da Anac escutaram as ideias dos representantes das empresas e decidiram quais podem ser levadas adiante. Além da cobrança de bilhetes de bebês, as companhias querem mudar vários outros pontos.
Um deles é o reembolso. As aéreas querem deixar claro na legislação que há multa, ajuste de tarifa e encargo administrativo em caso de desistência do voo.

Vídeo impressionante de uma terrível turbulência num voo Seul-Dallas esta semana

Nesta terça-feira, 16 de dezembro, o Boeing 777 do voo 280 da American Airlines decolou do aeroporto de Incheon em Seul, capital da Coréia do Sul, com 240 passageiros e 15 tripulantes em direção a Dallas, nos Estados Unidos.

Ao atravessar o Oceano Pacífico, a 8 mil pés de altura, o avião encontrou uma tempestade de grandes proporções, obrigando o piloto a notificar os controladores do aeroporto de Narita em Tóquio, que estavam atravessando 'turbulências intensas".



TAM anuncia aumento de sua operação regional e negocia compra de aeronaves



 A companhia aérea TAM anunciou que vai investir na aviação regional durante o próximo ano, independentemente da regulamentação do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR). A definição é parte dos planos estratégicos do Grupo LATAM para o futuro. A empresa pretende atender de 4 a 6 destinos regionais adicionais por ano, a partir de 2015. Para isso, as negociações já encontram-se avançadas com os fabricantes, incluindo a brasileira Embraer, fabricante da nova geração do EJet2, cuja proposta inclui 18 encomendas firmes e 12 opções. A empresa espera chegar a uma conclusão até o fim do primeiro trimestre de 2015. A TAM vai investir cerca de R$ 11 bilhões em frota até 2018, com encomendas de mais de 50 novas aeronaves. Estes investimentos não incluem as negociações que estão em andamento. Em outra frente, a empresa também está analisando no curto prazo outras opções de aviões regionais para fortalecer sua presença neste mercado. Até lá, a companhia vai realizar as operações regionais com aeronaves arrendadas ou com unidades de sua frota atual. Hoje o modelo de menor porte da TAM é o Airbus A319, com capacidade para 144 passageiros.

Fonte Revista Flap

Teresina o Novo Destino da Sete



Apesar de ser uma empresa estritamente regional, a Sete Linhas Aéreas continua ousando em sua malha e agora avança mais uma casa dentro do nordeste, preparando-se para voar até Teresina, capital do Estado do Piauí. Na verdade, a empresa irá esticar os dois voos que já opera entre Belém e São Luis, adicionando uma perna até a capital piauiense, conforme segue:

Voo 6416/6417 (3ªs, 5ªs e Sábados)
BEL 05H15 06H20 SLZ
SLZ 06H50 07H35 THE
THE 08H05 08H50 SLZ
SLZ 09H20 10H25 BEL

Voo 6426/6427 (3ªs, 5ªs e Domingos)
BEL 19h24 20h29 SLZ
SLZ 20H59 21H44 THE
THE 22H14 22H59 SLZ
SLZ 23H29 00H34 BEL

A previsão de início do trecho entre São Luís e Teresina é 02/02/2015 e, em ambas as operações, a Sete empregará o seu Embraer 120, popularmente chamado Brasília, com capacidade para 30 passageiros. Notem que, mesmo sendo em uma aeronave de pequeno porte, o voo atenderá um mercado com demanda reprimida, tendo em vista a grande quantidade de piauienses morando no Pará e, ao mesmo tempo, eliminará a necessidade de conexão em FOR ou BSB, o que tende a tornar a operação mais atrativa aos passageiros. Torçamos para que seja um voo com vida longa e o prenúncio de uma operação direta e sem escalas entre BEL e THE.




Fonte:UZ7Spotting

Gol Solicita voos diários a partir de março para Altamira





A empresa aérea Gol solicitou autorização para iniciar voos diários para as cidades de Altamira e Carajás, informou em comunicado nesta terça-feira.
O pedido foi feito à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operação em Carajás, e Altamira, com voos diários, atualmente operando somente 4 vezes por semana passará caso aprovado ser todos os dias .
A expectativa da empresa é iniciar a operação em março de 2015 .
Segundo a Gol, voos para Carajás deverão partir do Rio de Janeiro, com escala em Belo Horizonte e Carajás, tendo Belém como destino final.
Para Altamira, os voos também deverão partir do Rio de Janeiro, com escala em Brasília e Altamira, também encerrando-se em Belém.

Caminhão colide com avião no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes


Manaus/AM – O voo 2840, da Azul Linhas Aéreas, que deveria ter decolado às 10h58 de Manaus com destino a Porto Velho/RO foi cancelado em virtude da colisão de um caminhão da empresa Pessi e Pessi com a aeronave, pouco antes do horário previsto para a decolagem.
O veículo, segundo informações recebidas pelo Portal do Holanda, tinha permissão para trafegar na área interna do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, mas os documentos estavam vencidos.
A colisão que impediu a decolagem da aeronave de prefixo PR-AXS aconteceu quando o caminhão iria abastecer o serviço de bordo do avião.
Passageiros que foram prejudicados com o cancelamento do voo reclamaram da falta de fiscalização da Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) sobre os veículos que trafegam na área interno aeroporto de Manaus.
A assessoria de comunicação da Infraero enviou nota ao Portal do Holanda esclarecendo: "os veículos que circulam no pátio de aeronaves do Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes, possuem Autorização de Trânsito Interno de Veículos (ATIV), expedida após avaliação técnica e documental do veículo.
Informa ainda que no aeroporto de Manaus atuam trinta fiscais de pátio 24h em regime de escala, os quais realizam, entre outras atividades, inspeção nas viaturas e equipamentos que transitam no Pátio de Manobras."
Fonte: http://www.portaldoholanda.com.br

PR-MDP: MAIS UM BRASÍLIA PARA A PIQUIATUBA

Arrendado em julho de 2013 pela extinta Brava Linhas Aéreas), o Embraer 120 "Brasília" prefixo PR-MDP (cn 120250), nunca realizou nenhum voo desde que chegou a capital gaúcha. Durante a estadia no Aeroporto Salgado Filho (POA), ele recebeu logotipo e títulos da empresa, além de passar por manutenção e preservação. Com a suspensão das operações da Brava, o avião foi retomado pelo proprietário, a Air Minas, que o colocou em condições de voo. Finalmente nesta quinta-feira (04/12), o "Mike-Delta-Papa" decolou rumo ao Aeroporto de Campo Grande/MS (CGR), onde passará por uma revisão antes de ser repassado para o novo operador a Piquiatuba.

Terceiro Embraer 120 Sete Linhas Aéreas

Na noite do último sábado, dia 08, chegou em Goiânia o terceiro Embraer 120 da SETE Linhas Aéreas. A aeronave foi trasladada dos Estados Unidos com diversas escalas até chegar em Goiânia. O Brasília, apelido carinhoso do avião, chegou com as cores originais do seu antigo operador, a americana Sky West.
Agora a aeronave que já tem registro brasileiro, PR-STZ, receberá as cores da goiana SETE, além de uma manutenção antes de voar pela malha da empresa. 
Fonte: Gyn Onlin

ANAC facilita a liberação de eletrônicos a bordo


Todas as companhias aéreas brasileiras poderão solicitar à Agência Nacional de Aviação Civ de forma mais simplificada, a liberação de eletrônicos a bordo em todas as fases do voo. Esses eletrônicos são chamados de dispositivos eletrônicos portáteis (PED) e incluem celulares, tablets, câmeras fotográficas, entre outros. Para autorizar o uso desses equipamentos a bordo pelos passageiros, principalmente durante pousos, decolagens e taxiamento da aeronave, a ANAC publicou no Diário Oficial da União, a Instrução Sumplementar (IS) nº 91.21-001, que vai facilitar o processo de solicitação de autorização das empresas aéreas brasileiras junto à Agência. Para obter a autorização e permitir que os passageiros sejam beneficiados, as empresas aéreas devem cumprir os requisitos exigidos nos normativos já existentes da ANAC, que incubem às companhias a responsabilidade por assegurar que o uso desses equipamentos pelos passageiros em todas as fases do voo não causa interferências nos sistemas de comunicação e navegação de suas aeronaves. Como forma de auxiliar as empresas nesta determinação, a nova IS apresenta um método padronizado e aceitável pela Agência. Mais informações no portal www.anac.gov.br. 

Azul inicia a venda de passagens para voos em Congonhas


A companhia aérea Azul já iniciou a venda de passagens para suas operações em Congonhas, que têm início marcado para o próximo dia 6 de novembro. A solicitação da companhia para as novas ligações já foi aprovada hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil. As tarifas estão disponíveis a partir de R$ 129,90 ou 5.000 pontos do programa de vantagens nos voos partindo do aeroporto paulista para Belo Horizonte/Confins, Curitiba e Porto Alegre. Fonte: Revista Flap

Gol quer incluir até 3 novos destinos regionais por ano



São Paulo - O presidente da GOL, Paulo Sérgio Kakinoff, disse nesta terça-feira, 04, que a companhia continuará ampliando sua malha para destinos regionais.

"O planejamento é ampliar em dois a três novos destinos regionais por ano", disse o executivo. Ele acrescentou, no entanto, que ainda aguarda a definição do plano de aviação regional para a fase 2 de expansão a destinos regionais da companhia.

Kakinoff disse que não poderia revelar quais os próximos destinos, por conta do período de silêncio pela proximidade da divulgação do balanço do terceiro trimestre, mas lembrou que neste ano a companhia já incluiu cinco novos destinos, entre os quais Carajás, Altamira, Caldas Novas e Bonito.

A GOL opera atualmente para 69 destinos, sendo 15 internacionais. "Nos destinos nacionais, mais da metade já é regional", disse Kakinoff, comentando que a GOL é a companhia aérea que mais transporta passageiros em voos regionais.

Questionado sobre a frota da GOL, Kakinoff salientou que a atual frota, formada apenas de aeronaves da Boeing, "tem uma base de custo interessante" e indicou que a estrutura da companhia prevê manter sua frota padronizada.

Segundo ele, a companhia mudaria sua estrutura e despadronizaria apenas se houver mercado com receita muito superior da que a companhia estudou até agora.

Meses atrás, a companhia admitiu que avaliava a possibilidade de adquirir aeronaves da Embraer. Os aviões da fabricante brasileira seriam uma opção para a renovação de parte de seus Boeings 737-700 a partir de 2018-2019. Fonte: http://exame.abril.com.br/

Aeroportos do Pará recebem caminhões de combate a incêndio


Os aeroportos de Marabá, Altamira e Santarém receberão caminhões de combate a incêndio da Secretaria de Aviação Civil (SAC). O município de Marabá já recebeu dois veículos e Altamira e Santarém receberão dois veículos cada, que vão garantir a segurança das operações e dos passageiros do interior do Pará.
Cerca de 700 mil pessoas serão beneficiadas e o investimento é de aproximadamente R$11 milhões. Além dos caminhões, os aeródromos ainda serão modernizados com recursos do Programa de Investimento em Logística: Aeroportos, coordenado também pela SAC, que investirá cerca de R$442,1 milhões no desenvolvimento dos aeroportos regionais do Pará.
“Com esses caminhões, mostramos que estamos melhorando a qualidade da gestão e garantindo um alto padrão de serviço para a população brasileira. Vimos os aeroportos que mais precisavam desses investimentos, como os aeroportos da Amazônia, que são fundamentais para o transporte da população devido às grandes distâncias. A nossa ideia é integrar o país para garantir novas oportunidades aos brasileiros”, disse.
Cada caminhão tem capacidade de armazenar 6,1 mil litros de água e 780 litros de espuma. O jato do canhão de teto lança, além de água e espuma, pó químico e alcança uma distância de 70 metros. O display que mostra “comportamento” do veículo (quantidade de água, pressão do jato, etc.) foi modernizado para dar mais segurança ao operador que trabalha de dentro ou de fora do caminhão durante a emergência.
O ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, esteve ontem pela manhã na fábrica da montadora Lavrita, em São Bernardo do Campo (SP), para cerimônia de entrega dos primeiros 35 caminhões do programa. Além do Pará, os veículos serão distribuídos em mais 12 estados brasileiros: Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Acre, Ceará, Maranhão, Amazonas e Amapá.

PROGRAMA
O Pará conta com 24 aeroportos incluídos no Programa de Investimento em Logística. São eles Almeirim, Altamira, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Dom Elisão, Ilha de Marajó, Itaituba, Jacareacanga, Marabá, Monte Alegre, Novo Progresso, Oriximiná, Porto de Trombetas, Ourilândia do Norte, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Rurópolis, Santana do Araguaia, Santarém, São Félix do Xingu e Tucuruí. Quatro estão em fase de estudo preliminar.


Fonte: Diário do Pará

Sete Linhas Aéreas lança voos em Imperatriz a partir de 21 de outubro


A partir de 21 de outubro, a Sete Linhas Aéreas começa a operar em duas cidades do Maranhão. A companhia terá voos diretos de Belém para São Luís. Serão dois voos em cada sentido as terças, quintas, sábados e domingos. A Sete já está vendendo as passagens para essas frequências. As tarifas são encontradas por R$ 129,90.

A Sete começa no dia 21 de outubro a oferecer voos diretos de Imperatriz (MA) para Marabá (PA). As duas cidades serão atendidas com um voo em cada sentido as terça, quintas e sábados. Se a compra das passagens for feita com 20 dias de antecedência é possível encontrar passagens por R$ 159. As taxas de embarques não estão incluídas.

Os voos serão no avião Embraer EMB-120 com 30 lugares. A companhia Sete concentra os seus voos em Goiânia. Entre as cidades atendidas pela empresa estão Macapá (AP), Brasília (DF), Palmas (TO), Altamira (PA), Redenção (PA) e Itaituba (PA).

Gol oferece voos extras para o Cirio de Nazaré

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, acrescenta 25 voos para Belém durante o Círio de Nazaré, que acontece nos dias 11 e 12 de outubro. Serão disponibilizados mais de 4 mil assentos adicionais, entre 9 e 14 de outubro, em frequências com saídas de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Fortaleza. Para atender a procura de passagens com destino à capital paraense neste período, a companhia aumentou em 15% o número de voos em relação ao ano passado.
 Registrado em 2004 como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico), o evento reúne, anualmente, cerca de 2 milhões de pessoas em caminhadas e manifestações de devoção e homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

As passagens já estão disponíveis nos canais de vendas da companhia.




Novo Voo Azul


Seguindo a solicitação da Sete, a Azul também solicitou um novo voo ligando Belém e São Luís, no Maranhão. A rota já havia sido operada pela cia aérea nas asas da Trip e seus Embraer 175, mas foi descontinuada depois de pouco tempo de operação. Os voos serão diários e operados por ATR-72 com 70 assentos, a partir de 22/12/2014 se aprovados pela Anac. Seguem os horários:

AD 2736 NAT 06:30 FOR 08:00 08:30 SLZ 10:30 11:00 BEL 12:30 - Diário - ATR 72

AD 2737 BEL 18:00 SLZ 19:30 20:00 FOR 22:00 22:30 NAT 00:00+1 - Diário - ATR 72
Fonte:www.uz7spotting.com.br/

Azul inicia venda de passagem para os EUA



A companhia aérea Azul iniciou a venda de passagens para os voos internacionais diários, com origem no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e que têm como destinos Fort Lauderdale/Miami e Orlando, ambos na Flórida. As operações terão início em 1º e 15 de dezembro, respectivamente e as passagens podem ser encontradas com tarifas a partir de R$ 1.500,00 ou 60.000 pontos do programa TudoAzul para ida e volta. Serão realizadas duas frequências diárias, sendo uma para Fort Lauderdale e outra para Orlando. Para o período que compreende as férias de fim de ano e Carnaval, serão operados voos extras, aumentando a oferta de assentos disponíveis. Em meados de 2015, a Azul deve estrear seu terceiro destino norte-americano, com voos para Nova York.
Fonte: Revista Flap

Homologada atualização das dimensões da pista do Aeroporto de Altamira




A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou nesta semana as alterações das dimensões e da resistência do pavimento da pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Altamira (PA). A portaria nº 3.248, de 10/12/2013, atualizou as características da pista do aeroporto paraense, que passou por obras de revitalização e ampliação entre 2011 e 2012.
      As obras, nas quais foram investidos R$ 12,4 milhões, contemplaram o reforço estrutural do pavimento, da pista de táxi e do pátio de estacionamento de aeronaves, além da construção do balizamento noturno da pista. Com as reformas, a pista do aeroporto teve sua largura aumentada para 30 metros, com acostamentos de quatro metros em cada lado.
      Com as intervenções, a pista passou a ter capacidade para receber aeronaves de maior porte, com peso de decolagem máximo (PMD) de até 70,33 mil kg. A publicação da portaria nº 3.248 significa também a confirmação oficial para que o aeroporto opere essas aeronaves.
Entre os aviões que poderão operar no aeroporto, está o Boeing 737-700, que tem capacidade para transportar até 144 passageiros.  Atualmente, a maior aeronave em operação em Altamira é o Embraer 190/195, com PMD de 52 mil quilos e capacidade para transportar até 118 passageiros. Vale destacar que o recebimento de novos voos depende de trâmites que envolvem discussões com companhias aéreas e a Agência Nacional de Aviação Civil.
      Recentemente, Altamira recebeu também melhorias para o recebimento dos passageiros. Em outubro, a Infraero entregou os trabalhos de reforma e ampliação da sala de desembarque, com investimentos de R$ 25,5 mil.
      “O Aeroporto de Altamira se situa entre duas cidades importantes do Pará, Marabá e Santarém, o que o torna estratégico para o estado. A atualização significa que o Aeroporto de Altamira poderá ampliar ainda mais seu papel no desenvolvimento da Região Transamazônica”, pontuou Edson Luís Silva, superintendente do terminal paraense.

   Assessoria de Imprensa - Infraero

Azul oferece novas opções de check-in



A Azul Linhas Aéreas Brasileiras criou duas novas ferramentas que tornam possível realizar o check-in pelo celular: SMS Check-in e Fast Check-in. O objetivo é facilitar o processo para os clientes, que ganharão tempo e comodidade com estas opções.

Para utilizar o SMS Check-in é só enviar um SMS para o número 26990 com o localizador ou CPF do portador da passagem. Na sequência a companhia irá enviar uma confirmação com a reserva. Esta ferramenta permite que o cliente escolha se prefere acomodar-se na janela ou no corredor. Terminado o processo, será enviado um SMS com o link para acesso ao cartão de embarque.

O Fast Check-in foi criado para clientes que possuem celular com acesso a internet. Neste caso, é necessário acessar o endereço fc.voeazul.com.br e inserir uma das alternativas de informação: número do localizador, RG, CPF ou número do TudoAzul. Feito isso, o cartão de embarque será gerado.


“O desenvolvimento das novas ferramentas tem o objetivo de facilitar ainda mais a vida dos nossos Clientes. São duas opções fáceis e rápidas de realizar o check-in e que agregam ainda mais valor à experiência de voar Azul” diz Kleber Linhares, diretor de TI da Azul. 

Fonte: Panrotas

Azul Contra-ataca com a Chegada da Gol

A Azul Linhas Aéreas terá alterações na operação em Belo Horizonte. Reagindo a entrada da Gol nas rotas para Carajás e Altamira, a companhia resolveu reforçar suas ligações no Pará. Serão mais três voos semanais no trecho BH-Carajás e outros três entre BH e Altamira, cidade que estava fora da malha de Confins desde o início do ano, quando foi substituída por Imperatriz-MA. Para acomodar os novos voos a Azul deixará de operar o voo circular para Campina Grande-PB e Petrolina-PE. Confira os horários.

A partir de 20/10/2014

AD2834 CNF 1226 CKS 1500 Seg Qua Sex E95
AD2835 CKS 1500 CNF 1745 Seg Qua Sex E95

AD2842 CNF 1226 ATM 1530 Ter Qui Dom E95
AD2843 ATM 1605 CNF 1907 Ter Qui Dom E95

Gol Linhas Aéreas Inicia Vendas Para Altamira

As cidades de Altamira e Carajás já constam no sistema de reservas do site da Gol Linhas Aéreas a partir de 02 de Outubro já é possível fazer sua reserva com voos para: Belem , Brasilia e Rio de Janeiro . 




São Luiz novo destino Sete linhas Aéreas

A SETE Linhas Aéreas solicitou à ANAC no último dia  27/08 operações no seu mais novo destino, São Luís. Os voos estão, segundo o Hotran, com previsão de início para 20/10, em 4 voos semanais, sendo em 3 destes dias, com dois voos. Estes serão operados pelo Embraer 120 Brasília, com capacidade para 30 passageiros, segue a malha:

SLX 6416 - Terça, Quinta e Sábado - BEL 08h30 SLZ 09h35
SLX 6417 - Terça, Quinta e Sábado - SLZ 10h05 BEL 11h10

SLX 6426 - Terça, Quinta e Domingo - BEL 18h20 SLZ 19h25
SLX 6527 - Terça, Quinta e Domingo - SLZ 19h55 BEL 21h00

Fonte:http://www.uz7spotting.com.br/

Gol Linhas Aereas Inicia processo seletivo em Altamira

Gol Linhas aereas iniciou o processo seletivo para  Altamira serão 20 vagas para agente de aeroporto com faixa salarial De R$ 1.001,00 a 2.000,0 os interessados deverão se cadastrar no site da empresa abaixo segue o link boa sorte aos participantes e que venha a Gol linhas Aéreas.

https://www.elancers.net/frames/gol/frame_geral.asp




 

Infraero abre a nova sala de embarque do Aeroporto de Marabá


A Infraero deu início às operações da nova sala de embarque do Aeroporto de Marabá /João Corrêa da Rocha/PA. O espaço, com cerca de 342 m², tem dimensão quatro vezes maior que a estrutura anterior e faz parte do projeto de modernização e ampliação do terminal de passageiros. As obras foram iniciadas em novembro de 2013 e têm previsão de entrega completa ainda em 2014, com investimento total de R$ 5,9 milhões. O projeto prevê a reforma integral do terminal de passageiros, com a recuperação e ampliação das salas de embarque, desembarque e saguão, aumentando o conforto dos usuários. Além disso, serão implantadas novas salas para as companhias aéreas e a área comercial do aeroporto receberá expansões. Também está sendo ampliado o número de balcões de check-in e o terminal receberá duas novas esteiras de bagagens.
 Fonte: Revista Flap

Presidenta Dilma Rousseff hoje em Altamira

A presidente Dilma Rousseff estará no Estado do Pará, na tarde de hoje (05), em visita oficial. Ela cumprirá agenda nos municípios de Almeirim e Altamira.
Dilma Rousseff chega a Almeirim, às 13h10, e visita a linha de transmissão Tucuruí-Macapá-Manaus, às 13h45, segundo agenda oficial divulgada na página do Palácio do Planalto. A linha energética é uma obra de quase 1,8 mil quilômetros de extensão, composta de mais de 3000 torres e que permite a ligação dos Estados Amazonas, Amapá, e Pará ao Sistema Interligado Nacional (SNI).
O SNI é a rede de produção e transmissão de energia elétrica que cobre quase todo o país. O objetivo da ligação é economizar R$ 2 bilhões por ano, com a integração energética de grande parte da região Norte.
Dilma chega à cidade de Altamira, às 15h15, onde visitará as obras da hidrelétrica de Belo Monte. A agenda inclui sobrevoo da usina e caminhada a pé pelas dependências do empreendimento. Ela retorna para Brasília às 15h30. 
Fonte:http://www.diarioonline.com.br/



 
fotos: creditos Bartolomeu Rodrigues 

Governo vai pagar parte dos custos da aviação regional

O Governo Federal anunciou que vai assumir metade dos custos dos voos regionais operados pelas companhias aéreas no interior do país. O subsídio é alvo do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR), lançado como medida provisória, com custo inicial de até R$ 1 bilhão. A meta é atender 96% da população brasileira com aeroportos a uma distância média de 100 quilômetros de cada cidade do país. Para isso, o governo vai assumir a conta de até 50% dos assentos das aeronaves, limitado a 60 lugares por trecho, em voos com origem ou destino a cidades do interior. O pagamento será por meio da isenção de tarifas aeroportuárias para passageiros e companhias como taxa de embarque, de pouso, permanência ou navegação.
Fonte: Revista Flap



Tam negocia compra da regional Passaredo


A TAM está negociando a aquisição da companhia aérea Passaredo – empresa que está em recuperação judicial desde outubro de 2012 e precisa de uma injeção de capital para se reerguer, segundo fontes próximas à negociação. As duas companhias já assinaram um acordo compartilhamento de voos no fim de maio, que passará a valer em 1º de agosto.
“O acordo é um namoro. O próximo passo é o casamento das empresas”, disse uma fonte. “Ainda não há um contrato de venda assinado. Mas a intenção das empresas é fechar a venda da Passaredo à TAM.”
Uma eventual compra da Passaredo pode ser uma porta de entrada para a volta da TAM ao mercado de aviação regional. A Passaredo tem sede em Ribeirão Preto e voa para cerca de 20 destinos com 9 aeronaves turboélice da francesa ATR.

Antes da Passaredo, a TAM já tentou comprar outra empresa regional. A companhia assinou uma carta de intenção de compra da Trip em 2011, mas o negócio não vingou e a Trip foi vendida à Azul no ano seguinte.
Embora tenha nascido com a aviação regional, a TAM abandonou esse mercado nos últimos anos, quando focou em voos entre grandes cidades brasileiras e operações internacionais. A companhia, no entanto, já admitiu que pode voltar às origens.
Em setembro do ano passado, a presidente da TAM, Claudia Sender, disse ao Estado que a companhia estava avaliando a formação de uma frota focada em aviação regional. Os planos já foram confirmados pelo CEO da Latam, Enrique Cueto, que comanda o grupo formado pela fusão da chilena LAN com a TAM.
A aviação regional é o foco de um programa de incentivo do governo federal. O governo pretende reformar 270 aeroportos e dar subsídios a empresas para viabilizar rotas regionais. A oferta de voos regionais também foi um dos critérios definidos pelo governo para distribuir espaços no aeroporto de Congonhas, o mais rentável do País.
Passaredo. Criada em 1995, a Passaredo é a quinta empresa do País, com 1% dos voos nacionais. A empresa é uma das poucas sobreviventes entre as pequenas companhias que operam no País – desde 2010, 11 empresas aéreas deixaram de voar.
Com dívidas estimadas em R$ 100 milhões, a empresa pediu recuperação judicial em outubro de 2012. Desde então, vem tentando se reerguer. A companhia, que chegou a voar com jatos da Embraer, reduziu sua frota para operar apenas ATRs, um avião mais econômico.
A TAM enviou comunicado sobre o acordo de interline, mas não comentou a negociação para compra da Passaredo. Os porta-vozes da Passaredo não foram localizados.
Fonte: www.estadao.com.br 

Map Linhas Aéreas vendas liberadas


Quase cinco meses após o anúncio do início das operações no Aeroporto Internacional de Belém, a MAP Linhas Aéreas finalmente irá iniciar voos "regulares" para a capital paraense. O site da empresa (www.voemap.com.br) já abriu seu sistema para reservas na nova rota que se inicia em Manaus, sede operacional da transportadora, e segue floresta adentro passando por Parintins, Itaituba, Santarém, Altamira e Belém, de onde o voo parte em sentido contrário. As reservas estão disponíveis para voos a partir de 11/08/2014, voando aeronaves ATR. Boa viagem!




Gol Linhas Aéreas iniciará voos para Altamira em Setembro



A GOL solicitou à ANAC na última quinta-feira novos voos para as cidades da Altamira e Parauapebas(Carajás). Os novos voos, que terão frequências reduzidas, evidencia que a empresa realmente busca adicionar novas bases à malha, entretanto está sendo cautelosa, visto um mercado dominado praticamente pela Azul. Esses novos voos irão impulsionar uma baixa no preço das passagens e permitir também aumento no tráfego entre estas cidades. Outra questão importante é a conectividade que os voos possuem com bases no sudeste, operados pelo Boeing 737-700, com 138 assentos na configuração GOL+, os voos estão previstos para iniciar a partir de 15/09. Segue a malha:

Fonte: http://www2.anac.gov.br/hotran/



Voo 2136

SDU 07h37 09h23 BSB

BSB 10h20 12h35 ATM

ATM 13h05 14h05 BEL




Voo 2137

BEL 14h35 15h35 ATM

ATM 16h05 18h35 BSB

BSB 19h24 20h56 SDU




Equipamento: Boeing 737-700

Frequência: Terças, quintas e sábados

Altamira - Brasília - Rio de Janeiro (SDU)

Detento tenta fazer comissária refém e atrasa voo em Santarém


Um detento tentou fazer refém uma comissária de bordo no voo 2897, que se preparava para decolar do aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, oeste do Pará, para a capital do estado, Belém, na noite desta sexta-feira (13).  A informação foi confirmada pela Polícia Militar, que enviou uma equipe do Grupamento Tático Operacional (GTO) para a aeronave.
De acordo com o subtenente da PM, Diogo Almeida, o detento foi agarrado por funcionários da empresa áerea que estavam dentro da aeronave e por um agente prisional que o acompanhava. A situação deixou os passageiros nervosos. "Ele foi dominado logo de imediato por funcionários e o pessoal que estava escoltando ele, mas deixou os passageiros muito apreensivos.
Os passageiros já haviam feito o check-in, mas voltaram para a área de embarque do aeroporto e receberam um cartão de reembarque para retornar ao voo só depois que o detento, que estava algemado, saísse da aeronave.
Enquanto o detento permaneceu na aeronave, militares do GTO fizeram a segurança do local. Ele foi encaminhado para a Polícia Federal em Santarém.



 O voo deveria ter saído às 22h21, mas só decolou depois de 23h.
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) confirmou ao G1 que o detento, que responde por cinco latrocínios, tentou fugir minutos antes do fechamento de portas da aeronave empurrando uma funcionária da tripulação do voo. Um policial civil e um agente prisional que o escoltavam contiveram a ação.
O preso está custodiado no Centro de Recuperação Pará III (CRPP III), localizado no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, Região Metropolitana de Belém (RMB), e retornava de uma audiência com a Justiça em Santarém. A Susipe já providenciou a transferência do detento, que deve ocorrer ainda neste sábado.

TAM vai comprar 20 jatos para aviação regional



O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, afirmou que até o fim do ano a empresa vai anunciar a compra de 20 jatos regionais para operar em cidades médias do Brasil. “Já tomamos a decisão de entrar no mercado regional. Até o final do ano, decidiremos qual será o modelo do avião”, disse Bolonha, destacando que a empresa pretende operar apenas jatos — e nenhum turboélice.






O executivo acredita haver demanda de 50 a 55 cidades para uma operação com jatos regionais.
Segundo Bologna, a empresa está conversando com diferentes fabricantes, embora haja uma preferência natural pelos jatos da Embraer.
O E2 [nova geração de jatos regionais da Embraer, mais eficiente] é um super avião. Ainda temos que avaliar as condições, mas o financiamento em real, o aspecto tecnológico e a facilidade de manutenção pesam a favor da Embraer”, disse Bologna, que está em Doha, no Qatar, para o encontro anual das empresas aéreas, promovido pela Iata, a associação internacional do setor.
O grupo Latam ainda não decidiu se a operação regional será feita com uma nova marca e uma empresa subsidiária ou se os aviões serão integrados à frota da TAM.
Segundo Bologna, a entrada no mercado regional é vista como necessária para alimentar a operação doméstica, mas para viabilizá-la a empresa conta com o plano de aviação regional do governo. “Precisamos dos investimentos em aeroportos regionais e também dos incentivos de isenção de tarifas aeroportuárias”.






Fonte: Folha SP via Contato Radar

Azul vai oferecer voos extras para o Festival de Parintins


A companhia aérea Azul anunciou que vai ampliar sua oferta de voos entre Manaus e a cidade de Parintins durante o período do evento tradicional entre 25 e 30 de junho deste ano. A empresa também terá voos extras para o trecho entre Campinas e Manaus nos dias 25 de junho e 1º de julho. Os pedidos foram aprovados e os bilhetes para as operações entre a capital amazonense e Parintins podem ser encontrados a partir de R$ 98,90. Mais informações no portal www.voeazul.com.br . Fonte: Revista Flap

Azul Linhas Aéreas exibirá jogos da Copa do Mundo ao vivo nos aviões







Se você gosta de futebol, mas vai viajar durante os jogos da Copa do Mundo, não precisa mais se preocupar! Para não perder nenhum lance do campeonato mais famoso do mundo, a Companhia Aérea Azul vai transmitir os torneios ao vivo em seus aviões, nos dias 12 e 13 de julho.
A parceria entre a Azul e a Sky (desde 2012) vai permitir que os jogos sejam transmitidos em 360 voos diários da empresa feitos pelos jatos Embraer, com telas individuais nos assentos. A disponibilidade de lugares chega aos 40 mil durante a Copa do Mundo, com 60 jatos que possuem TV ao vivo.
A transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2014 poderá ser assistida através da Globo, Band e Sportv, os três canais que estão a bordo. Para saber se o seu voo oferece esse serviço, fique atento na hora de comprar sua passagem aérea. Todo o trecho disponível com a SKY possui escrito “TV ao vivo“, em verde, do lado das informações do voo.
Por enquanto, a Companhia Aérea Azul é a única a oferecer os jogos ao vivo em seus aviões. A Tam e a Avianca continuarão exibindo programação gravada no serviço de entretenimento. A Gol não possui TV nas aeronaves. Fonte: site Passagem Aérea

Projeto “De Olho Na Mala” chega ao Aeroporto de Altamira



O projeto “De Olho Na Mala”, que prevê a instalação de sistemas de monitoramento de bagagens nas áreas de desembarque dos aeroportos da Rede Infraero, agora também está disponível no Aeroporto de Altamira (PA). A iniciativa começou a funcionar em 7/1 no terminal paraense.
O sistema consiste em monitores, localizados em áreas de fácil visualização na sala de desembarque, conectados a câmeras instaladas na área de manuseio das bagagens. Com ele, os passageiros podem observar o processo de restituição das malas desde o momento em que elas são colocadas nas esteiras até chegarem à sala de desembarque.

Com o projeto, a Infraero busca tornar o processo de restituição de bagagens mais transparente para os passageiros. Altamira foi o 44º aeroporto a receber o sistema, e o planejamento da empresa prevê que todos os aeroportos da Infraero que recebem voos regulares contem com estruturas para que os passageiros possam observar o processo de devolução das malas.
“Com o sistema, os passageiros que chegam a Altamira terão mais tranquilidade e segurança em relação a suas bagagens”, pontuou Edson Luís Silva, superintendente do aeroporto.


Assessoria de Imprensa - Infraero

Azul anuncia voos internacionais para os EUA a partir de 2015


A companhia aérea Azul anunciou nesta quarta-feira que vai iniciar voos internacionais, a partir do primeiro trimestre de 2015. Inicialmente, as rotas serão para três cidades dos Estados Unidos: Orlando, Nova York e Miami, com voos diretos do aeroporto de Viracopos, em Campinas. A expansão internacional vai exigir uma frota de onze novas aeronaves de grande porte e investimento de US$ 2 bilhões.
Serão incorporados à frota da companhia cinco Airbus A-350 900, com capacidade para 323 passageiros, uma das das mais avançadas aeronaves do mundo, com entrega prevista para o início de 2007. Outros seis aviões A-330 200, com capacidade para 246 passageiros, têm entrega prevista ainda no primeiro semestre deste ano, com o primeiro avião chegando no próximo mês de junho.
- O nosso DNA regional é que nos permite fazer essa expansão internacional. Esse sempre foi um pedido de nossos clientes, por isso, vamos proporcionar uma nova experiência nos voos internacionais, com segmentação de tarifas e serviços, seguindo o que estamos fazendo no Brasil - disse o fundador e CEO da companhia aérea, David Neeleman.
A ideia, segundo Neeleman, é estimular o mercado internacional com tarifas menores, a exemplo, do que a empresa fez no país quando começou a voar, seis anos atrás.
Os onze aviões que farão os voos internacionais serão arrendados da International Leasing Finance Corporation (ILFC) e todos serão tracionados por turbinas da Rolls-Royce. Esses arrendamentos serão feitos por oito e doze anos, respectivamente.


MAP Linhas Aéreas inicia hoje Vvoos para Altamira.

Conforme prometido pela própria cia aérea, as operações em Belém serão iniciadas neste ano! Entretanto, uma pequena diferença, os voos ainda são considerados charter. Em breve, esperamos que cia solicite uma operação regular, o que não deve demorar para acontecer. Os voos serão operados na rota Manaus-Parintins-Itaituba-Santarém-Altamira-Belém, a partir da próxima segunda-feira (31/03) diariamente com equipamento ATR-72 para 66 passageiros. Os horários são os seguintes


De 31/03 à 05/06

PAM 9054 MAO 08:00 PIN 09:00 09:30 ITB 10:00 10:30 STM 11:05 11:35 ATM 12:20 12:50 BEL 14:05 - Diário - ATR 72
PAM 9055 BEL 14:35 ATM 15:50 16:20 STM 17:05 17:35 ITB 18:10 18:40 PIN 19:10 19:40 MAO 20:40 - Diário - ATR 72

Fonte: uz7spotting

Nova Malha da Azul Pra Altamira

Entrou em vigor no último dia 06/02 uma nova malha da Azul para ATM, o que há alguns meses eram seis voos diários operando com o ATR-72, hoje são apenas quatro, com destaque para a exclusão de um voo matinal operado por Embraer 195 que foi transferido para Imperatriz, anteriormente postado no site. Seguem os horários:


AD 2820 BEL 18:25 ATM 19:45 ATR-72 23456S

AD 2823 ATM 20:10 BEL 21:30 ATR-72 23456


AD 2822 BEL 20:50 ATM 22:05 ATR-72 23456D

AD 2821 ATM 06:45 BEL 08:04 ATR-72 23456S


AD 2825 ATM 15:15 BEL 16:23 E195 Diário


AD 2836 BEL 08:35 ATM 09:55 ATR-72 23456

AD 2837 ATM 10:20 BEL 11:40 ATR-72 23456


AD 2951 ATM 09:00 BEL 10:20 ATR-72 Domingo



Itaituba novo destino da Sete

A SETE solicitou à ANAC no último dia 05, a adição de um novo destino no Pará, trata-se de Itaituba, as ligações serão feitas a partir de Belém, com escala em Altamira, e retorno. Além da adição de frequências entre a capital paraense e Altamira, a companhia passa a competir ainda mais na rota com a Azul, que opera sozinha em ITB. Os voos começam no dia 01 de junho, e serão operadas pelo famoso Embraer 120, com capacidade para 30 passageiros. 



                                             

SLX 6416 BEL 05:34 06:39 ATM 07:09 08:07 ITB Terça, Quinta e Sábado

SLX 6417 ITB 08:37 09:35 ATM 10:05 11:10 BEL Terça, Quinta e Sábado



|ATM=Altamira|BEL=Belém|ITB=Itaituba|