Mercado Aéreo: Pequenas param de voar.

A competição acirrada e o aumento de custos no setor aéreo tirou do mercado brasileiro dez empresas desde 2010. A suspensão das atividades das pequenas empresas provocou uma diminuição no número de municípios atendidos por voos regulares no País. Em 2012, apenas 122 cidades receberam voos, dez a menos que no ano anterior. Em 2010, deixaram o mercado nomes como Air Minas, Cruiser, Rico e Pantanal, comprada pela TAM. No ano seguinte, foi a vez de Sol, Puma, Meta e Noar - a dona do avião que caiu em Recife em 2011 - suspenderem seus voos. No ano passado, Abaeté e Team encerraram a oferta de linhas regulares. Neste ano, duas novas empresas conseguiram o aval da Anac para fazer voos regulares: a MAP Linhas Aéreas e a Mais Linhas Aéreas, que ainda não iniciou as atividades. 

Nas Fotos As Extintas Linhas Aéreas Que Operaram Em Altamira.

   

Embraer Piquiatuba hoje em Altamira.

Como de costume hoje fui ao aeroporto conferir esse novo voo da azul e lá pude constar a demanda de passageiros estar realmente alta contei 82 passageiros embarcando no Embraer 190 Azul e por vez estava estacionado lá o Embraer Brasília da Empresa Piquiatuba Taxi Aéreo que logo estará realizando  voos regulares pelo céu da Amazônia.

.

Jato da empresa Azul inaugura voo em Altamira.











































Pousou as 14hs 15min desta quarta feira no Aeroporto de Altamira o jato 195 da Embraer no seu primeiro voo inaugural de Belém para Altamira, a aeronave foi recepcionada com um jato d’água da Infraero em sinal de boas vindas, o comandante Daniel Ferreira e toda a sua tripulação foram recepcionados no aeroporto pelos funcionários da empresa Azul e pelos funcionários da Infraero que desejaram boas vindas. A aeronave totalmente brasileira tem capacidade para 118 passageiros e estará voando de Belém para Altamira e de Altamira para Belém diariamente, um voo por dia, saindo de Belém as 13h13 chegando em Altamira as 14h20 min, com um tempo de 45 minutos de vôo. De acordo com o comandante da aeronave Daniel Ferreira “o voo foi muito tranquilo, a aproximação foi muito boa, a pista está com o asfalto bem apropriado ao pouso e a pista estava molhada mais teve o resultado esperado, a pista está muito boa, está bem sinalizada,” ponderou. O ex-deputado federal Nicias Ribeiro foi passageiro desse voo e disse a nossa reportagem que foi um voo muito excelente, tranquilo, um trabalho de bordo eficiente, mas que a pesar da chuva o pouso foi mais que perfeito, uma beleza, Altamira esta de parabéns com mais essa conquista.

Piquiatuba Transportes Aéreos: Surgindo uma nova regional no Pará?


Atuando a sete anos no mercado, a Piquiatuba Transporte Aéreo, empresa de táxi aéreo com sede em Santarém, pretende iniciar em breve voos regulares no Pará, com uma malha já planejada, conforme informações extraídas do site da empresa, seriam atendidas as cidades de Belém, Altamira, Santarém, Itaituba, Jacareacanga e Novo Progresso, além de outras cidades. Atualmente além de 15 aeronaves de pequeno porte, dois turboélices estão operando na empresa e recentemente foi adquirido um Brasília, operado anteriormente pela Vale, que já se encontra com as cores da empresa. Vale ressaltar que a empresa ainda opera como táxi aéreo e atua com uma autorização de LAS (Ligação Aérea Sistemática).

Map Linhas Aéreas inicia suas operações.

Aproveitando a isenção fiscal e os subsídios federais que vão estimular linhas regionais, a Manaus Aerotáxi Participações (MAP) anunciou para a próxima segunda-feira (4) o início de suas operações na malha regional, onde pretende abranger inicialmente o município de Parintins, a 369 quilômetros da capital. Com investimentos estimados na ordem de R$ 20 milhões e uma proposta de gerar inicialmente 200 empregos diretos e 400 indiretos, a chegada da empresa, segundo o diretor-presidente da empresa, Marcos Pacheco, deverá diluir a concorrência do setor de aviação regional local, ampliando os negócios para os principais municípios amazonenses. Pacheco explicou que a escolha por Parintins decorreu após uma pesquisa de mercado, na qual os técnicos da empresa fizeram inspeções em cidades de interesse e obtiveram resultados promissores em termos de retorno dos investimentos. “Todas as licenças foram homologadas pela Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], que nos autorizou os horários, frequências e tarifas. Agora, iremos disponibilizar as reservas e vendas online, além de divulgar a malha aérea inicial”, disse Pacheco. Para efetivar a nova rota, a empresa já adquiriu duas aeronaves, mas no projeto de investimentos está prevista a aquisição de mais duas aeronaves. O voo inaugural da deverá sair às 18h, retornando às 19h30. Embora tenha preferido não divulgar as possíveis novas rotas, o diretor-presidente deu a entender que entre as possibilidades estão a interligação de Manaus com Boca do Acre, Lábrea, Itaituba ou São Gabriel da Cachoeira, dependendo da liberação da Anac. “Com apoio das autoridades municipais, estaduais e federais, esperamos ampliar brevemente nossa malha aérea, melhorando a qualidade de vida, gerando oportunidade e crescimento das cidades do interior do Estado”.