Map anuncia parceria com a Gol linhas aéreas


Agora é oficial. Em evento realizado nesta sexta-feira a MAP anunciou pareceria com a GOL para compartilhamento de voos. A idéia é permitir ao passageiro chegar aos destinos oferecidos por ambas empresas em uma mesma passagem aérea. Outra notícia é que existe a possibilidade de implementação de novos destinos pela MAP. Acre, Maranhão e Ceará estariam na rota. Um país da fronteira com o Amazonas também está nos planos. Outra base de manutenção será criada em uma capital do Norte para dar suporte a malha. Agora é esperar para ver os novos rumos da aviação regional e torcer para os planos da empresa amazônida, criada em 2011, se concretizarem!

Foto: R.Dantas/ Aviação Amazônia

Fonte: Aviação Amazônia

Companhia aérea que mais cresceu em 2018, Map anuncia plano de expansão


A MAP Linhas Aéreas apresentou o balanço dos resultados alcançados em 2018 e anunciou, para este ano, ações que irão impactar no aumento do número de pessoas transportadas para os 14 destinos que opera no Amazonas e Pará, saindo de 150 mil para 200 mil passageiros. A empresa adiantou que está planejando expandir o número de voos para alguns municípios onde atua e que, em breve, irá formalizar acordo de codeshare com uma grande companhia da aviação brasileira.

Em 2018, a MAP Linhas Aéreas transportou 150 mil passageiros e obteve recorde em vendas, com 20% de crescimento em relação a 2017. Durante a Black Friday do ano passado, a MAP alcançou o melhor resultado dos dois últimos anos, com crescimento de 1000% nas vendas.

O CEO da companhia, Héctor Hamada, avaliou o ano de 2018 como bastante desafiador. “A MAP realizou um trabalho de estruturação interna, com foco na maximização de resultados. Conseguimos melhorar todos nossos indicadores, como o load factor (taxa de ocupação) das aeronaves e, consequentemente, oferecer passagens com preços mais atrativos”, afirmou.

Héctor ressalta que, em 2019, a MAP continuará investindo no processo de profissionalização, gerando novos postos de trabalho e na divulgação e fortalecimento da marca no mercado regional e nacional. A empresa se prepara para, no mês de maio, passar pela auditoria da IATA para receber a recertificação IOSA, que atesta o alto nível de segurança operacional da companhia. A primeira certificação foi obtida em dezembro de 2017.

No primeiro trimestre de 2019, a companhia, seguindo o planejamento de modernização da frota, colocará em operação uma nova aeronave, adquirida por meio de leasing. O modelo é ATR 72-500. Com isso, a MAP passará a contar com uma frota de três aviões modelo ATR 42, com capacidade para transportar 45 passageiros, e três ATR 72, para até 66 pessoas.

A MAP também planeja para este ano aumentar a frequência de voos para alguns municípios em que já atua. A companhia concluiu, recentemente, um estudo que apontou a demanda crescente de passageiros para alguns destinos. De acordo com Héctor Hamada, a empresa já está em contato com as Prefeituras desses municípios, que são responsáveis pela administração dos aeroportos, e com entidades responsáveis pela infraestrutura, para que sejam realizadas as melhorias estruturais necessárias, conforme recomendação dos órgãos fiscalizadores da segurança da aviação. As medidas são essenciais e obrigatórias para que haja o aumento da oferta de voos.

Além da estrutura dos aeroportos para receber mais voos, também será preciso, por parte das Prefeituras, reforçar a capacitação de mão de obra qualificada para atuar na administração desses espaços. E ainda, implementar melhorias nos serviços de telefonia e internet, que são imprescindíveis para a comunicação entre os municípios.

Héctor Hamada destaca que, por meio da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a qual a MAP associou-se em setembro de 2018, a companhia está buscando soluções com as entidades, Prefeituras e órgãos do setor, como a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), para tentar solucionar as questões que impedem a realização de maior número de voos para essas localidades. “Todos esses desafios não são novos, mas a MAP vem, junto com as autoridades do setor, trabalhando para encontrar alternativas, porque isso só trará benefícios para a região”, explicou.

Ele afirma que existem municípios com demanda não atendida e que representam mercados estratégicos para a MAP. “Há uma demanda grande, tanto de passageiros internos, ou seja, do próprio estado, quanto de pessoas que viajam de outras regiões para essas cidades, a trabalho ou passeio”, pontua.



Aeroporto de Altamira deverá ser leiloado no primeiro trimestre de 2022






O governo Bolsonaro quer oferecer ao mercado 44 aeroportos que, juntos, mobilizarão investimentos estimados em R$ 8,7 bilhões ao longo dos 30 anos do contrato de concessão. A expectativa é que haja muitos grupos interessados. Os aeroportos serão leiloados em blocos, alguns serão oferecidos ao governo dos estados.

5ª Rodada

Previsão de leilão: 15 de março de 2019

- Bloco Nordeste: Recife, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Juazeiro do Norte e Campina Grande

- Bloco Centro-oeste: Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta

- Bloco Sudeste: Vitória e Macaé

6ª Rodada

Previsão de leilão: 3º trimestre de 2020

- Bloco Sul: Curitiba, Foz do Iguaçu, Navegantes, Londrina, Joinville, Bacacheri, Pelotas, Uruguaiana e Bagé

- Bloco Norte 1: Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Cruzeiro do Sul, Tabatinga, Tefé

- Bloco Central: Goiânia, São Luiz, Teresina, Palmas, Petrolina, Imperatriz, Parnaíba

7ª rodada

Previsão de leilão: 1º trimestre de 2022

- Bloco Norte 2: Belém, Macapá, Santarém, Marabá, Carajás, Altamira, Júlio César (Belém)

- Bloco RJ/MG: Santos Dumont, Uberlândia, Montes Claros, Pampulha, Jacarepaguá, Uberaba, Carlos Prates, Paulo Afonso

- Bloco SP/MS: Congonhas, Campo Grande, Campo de Marte, Corumbá, São José dos Campos, Ponta Porã