Azul inclui mais um voo para Altamira com o jato Embraer 190.




A Azul linhas aéreas que voa a rota Altamira-Belém com voos saindo de Altamira diariamente às 14h25. Acrescentou mais um voo com o jato EMBRAER 190 que ocorrerá em dias alternados sendo: às segundas, quartas, sextas e domingos às 17h45 horário local.


Fonte: imprensa@voeazul.com.br


No começo da aviação, cocô e xixi eram jogados no ar; e agora como é?


Banheiros de aviões não chegam nem perto de serem os mais confortáveis do mundo. Muitas vezes, no entanto, é inevitável ter que utilizá-los, especialmente nas viagens mais longas. Depois de usar o vaso sanitário, o passageiro aperta o botão da descarga, ouve o barulho da sucção e tudo desaparece. Mas onde vai parar toda a sujeira gerada por dezenas ou centenas de passageiros durante o voo?
Nos primórdios da aviação, a descarga era conectada a um buraco na fuselagem dos aviões e todos os dejetos eram lançados no ar. Felizmente, as regras evoluíram e há um bom tempo isso já não é mais permitido.

Os jatos comerciais atuais carregam na parte traseira do avião grandes tanques para armazenar todo esgoto gerado a bordo do avião. Quando o passageiro aperta o botão da descarga, surge um barulho semelhante ao de um aspirador de pó ligado. É que o funcionamento é realmente semelhante.

Ao pressionar a descarga, uma válvula de sucção é aberta. Com a diferença entre a pressão da área da cabine de passageiros e a dos tanques, todos os dejetos são sugados.

Esse método de funcionamento é o mais indicado para os aviões por necessitar de uma quantidade irrisória de água. A cada vez que a descarga é acionada, o sistema utiliza o equivalente a apenas uma xícara de água. Isso faz com que o avião precise levar menos água a bordo, o que diminui seu peso total e ajuda a economizar combustível.

Depois que a sujeira é sugada do vaso sanitário, ela vai parar em grandes tanques de esgoto localizados na parte traseira do avião. Um Boeing 777, utilizado para voos de longa distância e com capacidade para mais de 350 passageiros, leva três tanques de esgoto a bordo, com capacidade para 400 litros cada.

Cada um desses tanques é ligado a um conjunto de banheiros do avião. Dessa forma, mesmo que um dos tanques fique lotado, apenas alguns banheiros ficariam inutilizados.

Quando o avião pousa no destino final, os serviços de apoio dos aeroportos retiram o esgoto com o auxílio de um caminhão-tanque. O veículo é estacionado embaixo do avião e um operador conecta um cano na saída dos tanques.Depois de verificar que a ligação foi feita corretamente, e que o operador não levará um banho desagradável, a válvula de sucção é aberta. Com os tanques vazios, eles são enxaguados com água e desinfetante para serem utilizados novamente no próximo voo.

Os caminhões-tanque se dirigem, então, para a central de tratamento de esgoto do aeroporto, onde todo o material é depositado.


Fonte: https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/

Acidente com avião da Taba que matou 22 pessoas em Altamira completa 27 anos .

Na madrugada do dia 5 de junho de 1990, um Fokker-FH27 PP-VLB da TABA, que ia de Belém para Cuiabá caiu a 1 quilômetro da pista do aeroporto de Altamira onde seria a sua primeira escala. O acidente deixou 22 vítimais fatais, e 20 sobreviventes. Na queda a aeronave partiu ao meio. O local era de difícil acesso o trabalho de retirada dos sobreviventes terminou pela parte da tarde.

Azul passa a operar apenas um voo por dia em Altamira .











Azul Linhas Aéreas passa atender Altamira apenas com um voo diário utilizando a aeronave EMBRAER 190, é uma grande pena a redução de voos para Altamira em visto que as passagens são caras o que inviabiliza muito a utilização do transporte aéreo em nossa região.