MAP Linhas Aéreas apresenta nova identidade visual.




A MAP Linhas Aéreas apresentou  sua nova identidade visual, durante os portões abertos da Base Aérea de Manaus.
A ideia por trás da pintura é exibir um tom mais amazônico, alinhado com as operações da empresa.
O papel desempenhado pela MAP é de extrema importância para o desenvolvimento da região amazônica, sendo especialista em integrar a região. Seus serviços são bastante elogiados. Seus principais destinos são Manaus (base operacional), Belém, Porto Trombetas, Parintins, Santarém, Itaituba, Altamira, Lábrea, Carauari, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Tefé, Eirunepé e Coari.
A frota da empresa é composta por versáteis ATR do modelo 42 (três unidades) e 72 (2 aviões), que são produzidos na França. Eles têm capacidade para 46 e 68 passageiros, respectivamente.

Ameaça de bomba assusta passageiros em Belém




A denúncia de ameaça de bomba em um voo da companhia aérea Gol assustou passageiros no aeroporto de Belém na madrugada desta quarta-feira (20). Mas de acordo com a Polícia Federal tudo não passou de um trote.
Segundo a PF, a ligação teria sido realizada por uma criança, já identificada e junto com a mãe foram impedidas de viajar.
Devido a denúncia, a decolagem atrasou por cerca de meia hora.
A criança e mãe prestaram depoimento na Polícia Federal do aeroporto, mas foram liberadas. Ambas são do município de Rondon do Pará, no sudeste paraense.

MEDIDAS RIGOROSAS

Medidas mais rigorosas de segurança começaram a valer desde a última segunda-feira (18), nos aeroportos brasileiros, com inspeções aos passageiros e revista física; obrigação de retirar da bagagem computadores portáteis e dispositivos eletrônicos, inspeção nas bagagens de mão, dentre outras.As medidas são em decorrência da proximidade dos Jogos Olímpicos que serão realizados no Rio de Janeiro.
Fonte:http://www.skyscrapercity.com/

Norma de segurança mais rigorosa começa a valer em todo o País





A partir de hoje a inspeção de bagagens e revista de passageiros nos aeroportos do país estão mais rigorosas. É que começam a valer as novas determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para garantir maior segurança dos passageiros. No Brasil, elas são normatizadas, segundo a Anac, pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil número 107, regra que dispõe sobre a segurança da aviação civil.

Entre as medidas, está a que prevê que todos os passageiros estarão sujeitos à revista física feita por agente do mesmo sexo. A revista poderá ocorrer de forma aleatória, mesmo sem o disparo do detector de metais. Ela tem que ser realizada em local público ou privado, a critério do revistado e do agente, e sempre na presença de uma testemunha.

A norma diz ainda que o passageiro terá também que tirar computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos de dentro das malas e mochilas, como já vinha sendo cumprida em voos internacionais. Os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão para que os agentes façam a inspeção dos objetos.

A Anac orienta os passageiros de voos domésticos que cheguem ao aeroporto mais cedo, com pelo menos uma hora e meia ou duas horas de antecedência e, no caso de voos internacionais, com três horas de antecedência.

Novos voos da Azul de Belém para Santarém e Altamira


Após incluir um terceiro voo para Macapá, a Azul também reforçará a malha de Santarém e Altamira. A companhia solicitou um novo voo diário para cada cidade a partir de Belém.
Santarém, que já conta com dois voos de/para Belém operados pelo Embraer 195, ganhará um terceiro pela parte da tarde, operado pelo ATR 72-600.
Já Altamira, que possui atualmente quatro voos operados pelo ATR, ganhará um quinto voo no fim da tarde, também operado pelo ATR 72-600.


Confira os horários dos voos de Belém para Santarém e Altamira:

Santarém:

Azul 5216 - Diário - BEL 13h05 15h20 STM (ATR 72-600)
Azul 5217 - Diário - STM 15h50 17h55 BEL (ATR 72-600)


Altamira:


Azul 5232 - DOM a SEX - BEL 18h30 20h00 ATM (ATR 72-600)
Azul 5233 - DOM a SEX - ATM 20h30 21h55 BEL (ATR 72-600)

Aprovado projeto que permite transferência de passagem aérea




A Resolução 138/2010 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelece que o bilhete de passagem aérea é pessoal e intransferível. Mas isso pode mudar. Está pronto para votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto de lei (PLS 394/2014) do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). A mudança já tem parecer favorável do relator, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

O projeto permite a transferência de bilhete aéreo entre passageiros. No entanto, condiciona a operação a regras e restrições impostas pela companhia aérea, bem como a exigências fixadas pela autoridade aeronáutica em relação à identificação dos passageiros.

Na justificação do PLS 394/2014, Ferraço reconhece que a legislação reguladora do transporte aéreo não permite a transferência de passagem. E observa que a hipótese só foi vedada em nível infralegal pela resolução da Anac. A agência teria adotado esse procedimento, segundo acrescentou, por questões relacionadas à segurança pública e ao possível surgimento de um mercado secundário de compra e venda de bilhetes aéreos.

As reservas apresentadas pela Anac para aceitar a transferência foram rebatidas por Ferraço no projeto. Sobre a questão da segurança, os atuais mecanismos de fiscalização e identificação de passageiros já fariam esse controle. Quanto a um mercado paralelo de comercialização de bilhetes, argumentou que esse risco seria afastado por regras aplicadas pelas companhias.

Aloysio Nunes também foi convencido pelos argumentos de Ferraço em favor da transferência de bilhete aéreo.

“Entendemos que o projeto em análise, uma vez aprovado, retira uma regulamentação excessiva introduzida por resolução da Anac. Cumpre lembrar que o transportador aéreo poderá manter em seu portfólio algum tipo de passagem aérea intransferível, e que não se pretende limitar a liberdade de formação de preço do produto. O presente projeto apenas amplia as opções de categorias de passagens disponíveis para venda, passando a incluir a passagem transferível. Tal ampliação do poder de escolha do consumidor beneficiará o mercado concorrencial do setor”, comentou o relator no parecer ao PLS 394/2014.

O texto será votado em decisão terminativa. Se aprovado, e não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, a proposta será enviada, em seguida, à Câmara dos Deputados.

Gol deixará de atender Altamira em março





A Gol linhas aéreas por meio de nota informou que a partir do dia 28 de março encerrará suas operações em Altamira, A Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira - (ACIAPA) emitiram ofícios a Diretoria de Operação da Empresa Gol Linhas Aéreas, assim como também para o Secretário de Estado de Turismo do Pará Adenauer Góes, e aos Deputados Federais e Estaduais que representam a região oeste do Pará, pedindo o apoio para que a empresa continue operando na região do Xingu. Esperamos que a empresa reveja a situação e continue prestando serviços a nossa região que tanto sofre por falta de competitividade o que gera passagens altíssimas dificultando a locomoção dos nossos Altamirenses  .

Passagens da Azul poderão ser pagas nas lotéricas e Caixa





Os passageiros que emitirem bilhetes da Azul Linhas Aéreas agora podem realizar o pagamento à vista nas mais de 13 mil casas lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção está disponível para reservas com mínimo de três dias de antecedência à partida do voo.

Após a seleção da passagem no site da Azul (www.voeazul.com.br), a página de pagamento exibirá a opção “SafetyPay/Lotérica” na aba “Boleto à vista”. Ao selecionar esta opção e finalizar a etapa, uma nova tela solicitará o preenchimento de dados pessoais para gerar número da transação para pagar a passagem. O pagamento deve ser à vista, em dinheiro ou cartão de débito da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, em todos os estabelecimentos conveniados dentro de 24 horas.

O agente lotérico está habilitado a receber valores de até R$ 2 mil por transação. Para valores superiores, os pagamentos devem ser feitos em uma agência da Caixa Econômica Federal. A confirmação da transação é em tempo real.

“A novidade facilita e amplia as formas de pagamento oferecidas pela empresa que, desde sua fundação, vem tornando cada vez mais democrático o acesso de milhões de pessoas ao transporte aéreo no país”, destaca Kleber Linhares, diretor de T.I. da Azul.

Confirmado o pagamento pela lotérica ou agência da Caixa Econômica Federal, o cliente receberá um e-mail com os dados da reserva. No caso de não pagamento, o cancelamento é automático.

Bombeiros passam por capacitação no Aeroporto de Altamira




O Aeroporto de Altamira (PA) encerrou  mais um Curso de Aperfeiçoamento Técnico de Bombeiros para Aeródromos (Ateba). Dezessete profissionais concluíram o treinamento, que é destinado ao aperfeiçoamento e reciclagem de bombeiros militares e civis na atividade específica de combate a incêndio e salvamento em aeroportos.

A carga horária foi de 76 horas/aula. Durante duas semanas, os participantes puderam atualizar conteúdo técnico e realizar atividades práticas. O curso garante a manutenção do nível técnico adequado dos profissionais que atuam no aeroporto de modo que as ações inerentes às atividades do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndios (Sescinc) local estejam em consonância com as normas nacionais e internacionais.

Para o superintendente do aeroporto, Edson Luis Silva, o treinamento é necessário para que os bombeiros possam atuar da melhor forma tanto nas atividades diárias quanto nas ocorrências que exigem intervenções imediatas. “É fundamental que os profissionais estejam capacitados para manter o bom atendimento das operações no Aeroporto de Altamira”, afirmou.

Imperatriz e Teresina Novos Destinos da Map





A MAP Linhas Aéreas vai começar a operar voos semanais interligando as cidades de Imperatriz (MA), Altamira (PA) e Teresina (PI), a partir de abril de 2016.
Segundo a Setur, os voos serão realizados, inicialmente, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, na seguinte ordem:


– Saída de Altamira (PA), às 11h19; chegada a Imperatriz (MA), às 11h52;

– Saída de Imperatriz (MA), às 13h22; chegada a Teresina (PI), às 14h44;

– Saída de Teresina (PI), às 15h24; chegada às 16h36, em Imperatriz (MA);

– Saída de Imperatriz (MA), às 17h06; chegada às 18h39, em Altamira(PA).