A companhia aérea Azul anunciou nesta quarta-feira que vai iniciar voos internacionais, a partir do primeiro trimestre de 2015. Inicialmente, as rotas serão para três cidades dos Estados Unidos: Orlando, Nova York e Miami, com voos diretos do aeroporto de Viracopos, em Campinas. A expansão internacional vai exigir uma frota de onze novas aeronaves de grande porte e investimento de US$ 2 bilhões.
Serão incorporados à frota da companhia cinco Airbus A-350 900, com capacidade para 323 passageiros, uma das das mais avançadas aeronaves do mundo, com entrega prevista para o início de 2007. Outros seis aviões A-330 200, com capacidade para 246 passageiros, têm entrega prevista ainda no primeiro semestre deste ano, com o primeiro avião chegando no próximo mês de junho.
- O nosso DNA regional é que nos permite fazer essa expansão internacional. Esse sempre foi um pedido de nossos clientes, por isso, vamos proporcionar uma nova experiência nos voos internacionais, com segmentação de tarifas e serviços, seguindo o que estamos fazendo no Brasil - disse o fundador e CEO da companhia aérea, David Neeleman.
A ideia, segundo Neeleman, é estimular o mercado internacional com tarifas menores, a exemplo, do que a empresa fez no país quando começou a voar, seis anos atrás.
Os onze aviões que farão os voos internacionais serão arrendados da International Leasing Finance Corporation (ILFC) e todos serão tracionados por turbinas da Rolls-Royce. Esses arrendamentos serão feitos por oito e doze anos, respectivamente.